Quando seu cliente realiza o pagamento de uma cobrança, mas ela continua em aberto após o prazo máximo de compensação (que é de 3 dias úteis), devemos verificar os seguintes pontos:
Solicitar o comprovante de pagamento e assegurar de que os dados do pagamento são os mesmos da cobrança;
Checar se a cobrança ainda está disponível para pagamento;
Verificar se não houve estorno do valor pago na conta bancária.
Quando a cobrança continua em aberto - ou seja, disponível para pagamento - significa que o valor não chegou até o banco recebedor.
No caso de boletos registrados, existe um intermediador no processo, que é a CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos) e todo o processo de pagamento passa por ela. Quando uma fatura é paga, a CIP dá baixa nessa fatura. Então, não é mais possível acessá-la e pagá-la.
Se o banco verificar a fatura e oferecer a possibilidade de pagamento, isso prova que a CIP não deu baixa neste boleto. Ou seja, o valor não chegou ao banco recebedor e houve falha no banco pagador. Então, mesmo que o comprovante diga que foi pago, pode ocorrer vários erros por parte do banco pagador.
Se a fatura está em aberto (disponível para pagamento), significa que não houve pagamento dentro do prazo de 3 dias para compensação.
Quando estes erros são apresentados, normalmente é feito o estorno direto na conta do responsável pelo pagamento. Caso isso não aconteça, é indicado que seu cliente procure o banco pagador para verificar o estorno.
Caso tenha alguma dúvida sobre como proceder, você também pode entrar em contato conosco para que possamos te ajudar. 😁
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