Todos nós quando recebemos nossa fatura do cartão de crédito, costumamos verificar todas as compras, certo? É a mesma coisa para os seus clientes. 😁
Quando não identificamos alguma compra, entramos em contato com o banco emissor do cartão e o informamos o não reconhecimento desta compra. Pode ser que alguns dos seus clientes se esqueça da cobrança e faça isso.
Dessa forma, o banco emissor do cartão abre junto a bandeira - Mastercard, Visa, etc - o processo de disputa/chargeback.
Neste momento, a bandeira funciona como "juiz" desta disputa e pede algumas evidências como nota de entrega do produto, nota fiscal, recibo, entre outros.
Caso as evidências sejam suficientes, a empresa ganha esta disputa e recebe o valor, caso o contrário, a empresa arca com o prejuízo.
Mas e se abrirem uma disputa no base?
Calma! Nós estamos com você. 😁 Caso um cliente peça disputa de uma cobrança, o base vai entrar em contato para avisar sobre a disputa e preparar a documentação para a defesa da cobrança.
Após o contato o prazo para entrega das informações é de 5 dias corridos, essas informações que serão utilizadas na defesa podem ser: nota fiscal do produto, recibo de entrega, contrato, print de conversa com o cliente sobre a cobrança, etc.
Após o envio das informações, o base irá preparar o documento para ser enviado à bandeira para ser usado na defesa.
No caso de envio das informações dentro do prazo, ao ser encaminhado para a bandeira, o prazo para análise da disputa pode ser de até 120 dias corridos.
Caso o retorno seja favorável a empresa, é mantida a cobrança. Caso seja favorável ao portador do cartão, o valor é estornado e é realizado o débito do valor na conta da empresa.
Caso as informações não sejam enviadas ao final do prazo de entrega, é dado automaticamente o status de chargeback na cobrança.
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