Você emitiu uma cobrança para o cliente e após o fluxo das notificações o cliente não efetuou o pagamento, e você já entrou em contato com ele para negociar e não teve êxito? 🧐
Chegou a hora de falar do próximo passo.
Agora na Base de Clientes, em parceria com o Boa Vista, você tem a opção de negativar seu cliente.
Ao negativar uma cobrança, primeiramente seu cliente será notificado para poder tentar negociar um acordo. Caso vocês não cheguem a uma solução, então ele poderá ser negativado.
Como negativar um cliente?
Existem 3 formas:
A primeira maneira é no menu lateral, em Recebimentos, selecionando a opção Negativação e ao abrir a tela, é só clicar em Negativar uma cobrança.
A segunda maneira, é configurando na Criação da Cobrança para negativar automaticamente com a falta do pagamento da fatura marcando a opção Negativar.
A terceira forma é nos Detalhes da Cobrança.
Ao selecionar uma cobrança que não foi paga, nos detalhes você encontrará o botão Negativar.
Ao selecionar para Negativar uma cobrança, você será encaminhado para a primeira etapa que é escolher quem é o cliente que você deseja negativar.
Ao clicar na seleção, basta definir qual o cliente que será negativado.
Após esse passo, você escolherá qual cobrança deseja negativar. Basta selecionar e clicar em próximo.
A próxima etapa será a revisão dos dados do cliente que deseja negativar. Caso esteja faltando alguma informação do cliente, precisará ser preenchida e as atualizações feitas nessa etapa serão aplicadas ao cadastro do cliente.
Após a revisão dos dados, avançando para a próxima etapa, você terá o resumo da negativação.
Confirme se está tudo correto. Você também precisará aceitar os termos da negativação antes de solicitá-la.
Após ser feita a solicitação, uma nova fatura será criada com o valor atualizado, juros e a multa que será enviado para o cliente.
Caso ele efetue o pagamento dentro do prazo, a solicitação de negativação será cancelada.
Caso o cliente realize o pagamento sem utilizar os meios oferecidos pela Base de Clientes, você pode selecionar para remover a negativação do cliente.
Você consegue acompanhar os status das negativações no menu Negativação.
E o que cada status significa?
Em análise: análise interna foi iniciada;
Processando: aguardando a negativação;
Aguardando retorno: após aprovação interna, a negativação foi enviada para o birô;
Negativado: o birô aceitou a negativação e iniciou a tratativa do processo;
Recuperando: a cobrança negativada foi paga e está sendo processado pelo o birô;
Recuperado: a cobrança negativada foi paga e o valor foi recuperado;
Cancelando: o cancelamento da negativação está sendo processada pelo o birô;
Cancelado: o cancelamento da negativação foi efetuado;
Falha: ocorreu um problema ao negativar.
Clicando no botão da engrenagem é possível abrir os detalhes da negativação:
Nos detalhes, você encontra quais cobranças estão sendo negativadas além do botão Entrar em contato, que ao ser selecionado, traz: Nome, Telefone e E-mail do cliente para entrar em contato com o mesmo.
O cliente também será avisado via Portal do Cliente sobre a negativação, através de um banner.
Com a solicitação da negativação, seu cliente será notificado via e-mail. Se ele visualizar a mensagem, considera-se que está ciente, caso contrário, uma carta física será enviada pelo Boa Vista.
Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco pelo chat ou canais abaixo:
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