Com os Campos Extras da Base de Clientes, você centraliza mais informações dos seus clientes e automatiza seus fluxos de trabalho de forma inteligente.
Os Campos Extras da Base de Clientes permitem que você não só personalize o cadastro e o onboarding dos seus clientes de acordo com a realidade do seu negócio — como também amplia a capacidade de gestão, integração de dados e automação de processos.
Empresas que cobram com mensalidades, como escolas, startups, SaaS, agências, contadores e academias, conseguem agora organizar seus fluxos de trabalho com mais eficiência, coletando e disponibilizando as informações certas dos clientes a partir de um único formulário.
O que são Campos Extras?
São campos personalizados que você cria para coletar e registrar informações específicas dos seu clientes nos recursos do sistema — desde os cadastros até os contratos. Eles permitem ir além dos dados básicos e adaptar o sistema às necessidades da sua empresa.
Por exemplo, uma escola pode realizar o processo completo de matrícula de novos alunos (integrando a coleta de dados dos responsáveis, dos alunos e a assinatura do contrato) e uma startup pode automatizar o onboarding de novos clientes (integrando a venda do plano, a coleta de dados cadastrais e o aceite dos termos de uso). Tudo isso em um processo fluído e conectado.
Por que os Campos Extras são tão importantes?
Ao cadastrar um novo cliente, existem alguns dados básicos que são obrigatórios e ficam salvos. Já os campos extras podem ser adicionados em diversos outros fluxos da sua gestão
Os Campos Extras simplificam e conectam várias etapas do seu fluxo de trabalho:
Centralização de dados: as informações são coletadas em um só lugar e podem ser reaproveitadas em contratos, cadastros, cobranças, relatórios e gestão de clientes;
Integração entre setores: o time de vendas pode usar os dados na proposta; o financeiro pode acompanhar os termos de aceite; o jurídico pode preencher contratos com os dados já fornecidos;
Automação de etapas: ao incluir termos de uso ou condições comerciais como campos obrigatórios, você garante segurança jurídica sem precisar de processos paralelos.
Onde posso criar e gerenciar os Campos Extras?
Agora, os Campos Extras têm uma área exclusiva para gerenciamento:
Acesse Configurações > Campos Extras
Aqui, você pode criar e organizar todos os seus campos.
Ao criar um novo campo, você escolhe entre 6 tipos:Texto curto
Texto longo
Multi seleção
Seleção única
Aceite de termos
Upload de arquivo
Onde os Campos Extras são aplicados?
Permite que seus clientes se registrem de forma autônoma, rápida e personalizada. Inclua informações no cadastro dos seus clientes a qualquer momento. Automatize mais etapas dos seus fluxos de trabalho. Você pode criar os Campos Extras que quiser e aplicá-los em diferentes pontos do nosso produto.
Além disso, os dados coletados já ficam disponíveis para uso nos outros fluxos da empresa, como emissão de contratos e no cadastro manual.
1. Link de Cadastro
O Link de Cadastro de Clientes permite que seus clientes se registrem de forma rápida e autônoma por meio de um formulário online. Ele simplifica o processo de cadastro, economiza tempo para a empresa, garante uma coleta de dados precisa e o link pode ser facilmente compartilhado para ampliar sua base de clientes.
Lá, você tem visão dos campos básicos fixos e os Campos Extras personalizados.
Você pode adicionar quantos campos extras quiser direto pelo Link de Cadastro, ordená-los e torná-los obrigatórios ou não.
Dá só uma olhada:
Após salvar a configuração do novo campo extra, ele aparece automaticamente no link.
2. Cadastro Manual e Dashboard do Cliente
Como administrador da conta, você pode decidir quais campos extras devem estar presentes no modal de cadastro de clientes, tornando-os obrigatórios ou não.
Caso alguma informação não seja preenchida no momento do cadastro, é possível adicioná-la depois nos dados do cliente.
3. Link de Contratação
Ideal para vender planos, pacotes ou serviços. O link é totalmente personalizável com sua identidade visual, e você decide quais Campos Extras serão exibidos e quais serão obrigatórios.
É possível criar links para novos clientes ou antigos - para upsell, por exemplo, e incluir termos de aceite com registro de data e hora. Tudo isso profissionaliza sua operação e traz mais segurança ao processo de venda.
O Link de Contratação facilita suas vendas e deixa que seus clientes contratem seus serviços de forma autônoma, deixando seu negócio mais profissional. Você pode disponibilizar os planos ou mensalidades através dele e deixar o link disponível nos seus canais online.
Além disso, assim como o Link de Cadastro, ele é personalizável com sua marca e cores, e fica vinculado aos planos cadastrados na sua conta. Se ainda não tiver um plano criado, você pode fazer isso durante a configuração do link.
É só clicar em Link de Contratação no menu esquerdo → Novo link de contratação → Opções avançadas do Link → Clicar na habilitação dos campos extras do lado direito. Veja:
Integração com Contratos
Ao criar um modelo de contrato, você pode usar os Campos Extras como variáveis automáticas dentro do documento.
Isso significa que as informações fornecidas no cadastro — como um plano específico, restrições médicas ou um CNPJ — aparecem automaticamente no documento, sem retrabalho.
Exemplo: Se no link de cadastro o cliente informou um dado que seja interessante estar no contrato, essa informação pode aparecer automaticamente no documento. Veja:
Gestão e testes
Ao acessar a área de Campos Extras, você pode:
Ver onde cada campo está sendo utilizado (cadastro, contratação, etc.);
Testar a exibição dos links como o cliente verá;
Editar ou excluir campos a qualquer momento.
Como salvar e testar
Ao criar ou editar um Campo Extra, lembre-se de clicar em Salvar no canto inferior direito da tela;
Nas configurações gerais no seu perfil, clicando em Campos Extras, você verá os locais em que cada campo está sendo aplicado (cadastro, contratação, etc.);
Também é possível fazer testes com o link para verificar como ele será exibido ao cliente.
Resumo: o que você pode fazer com os Campos Extras
✅ Personalizar o cadastro de acordo com seu negócio
✅ Criar fluxos personalizados para cada etapa da jornada do cliente
✅ Coletar termos de aceite com validade jurídica (data e hora registradas)
✅ Preencher cadastros e contratos com dados personalizados automaticamente
✅ Automatizar processos e reduzir retrabalho
✅ Gerar mais eficiência para seus setores comercial, financeiro e operacional
✅ Adicionar campos como obrigatórios ou opcionais
✅ Usar os dados em contratos, cadastros e links de contratação
Se tiver qualquer dúvida ou precisar de ajuda para configurar seus Campos Extras, fale com o nosso suporte. Estamos aqui para ajudar você a aproveitar ao máximo essa nova funcionalidade!