Você já cadastrou seus clientes? Ótimo! Lançar uma cobrança é o próximo passo. 🥳
As faturas emitidas pelo base podem ser avulsas - uma cobrança única - ou recorrências, ou seja, que vão ser cobradas por diversos meses.
Após cadastrar os dados da cobrança, o resto do processo é realizado sozinho pela plataforma: emissão do boleto registrado, envio por canais digitais e cobrança dos atrasados.
Confira no passo-a passo a seguir
Na página inicial do Portal base, clicando na lupa, ou selecionando a aba Clientes, você consegue localizar o cliente para qual deseja emitir a fatura.
Ao selecionar o cliente, clique em Cobrança, para emitir uma cobrança única, ou recorrência, para emitir um conjunto de cobranças por um determinado período de tempo.
Ali, você poderá inserir os seguintes dados:
Quantidade de cobranças: escolha 1 caso seja uma cobrança avulsa; 2 a 24x caso seja uma cobrança com quantidade definida de parcelas; ou selecione 0, caso queira deixar a cobrança ativa por tempo indeterminado;
Valor: esse é o valor total, sem contar eventual desconto até o vencimento;
Dia do Vencimento: escolha o dia do mês que a sua recorrência deve vencer (caso seja uma recorrência) ou o dia de vencimento (caso seja uma fatura avulsa);
Descrição: aqui você pode detalhar do que se trata essa cobrança para que seu cliente não tenha nenhuma dúvida do que está sendo cobrado;
Juros: caso queira cobrar encargos após o vencimento (2% de multa e 1% ao mês de juros), é só clicar nesse botão;
Desconto: se quiser, pode conceder um desconto até o dia do vencimento. Coloque aqui o valor do abatimento em reais.
Feito! Sua cobrança está programada e o resto é com a gente :)
Você pode checar os status na sua lista de Cobranças ou no cadastro do cliente.
Após lançar uma cobrança, saiba que:
Ela só será emitida caso você tenha uma conta ativa;
As emissões ocorrem de hora em hora, em horário comercial;
As cobranças só são emitidas 10 dias antes do vencimento;
Antes da emissão, é possível alterar todos os dados da cobrança;
Caso queira antecipar a emissão de uma fatura programada para mais de 10 dias, é só acessar a cobrança e clicar em Adiantar emissão.
Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco pelo chat ou canais abaixo:
Email: [email protected]
WhatsApp: (41) 98901-5376